Equipamentos

O conjunto é importante que se tenha um conjunto de vara e molinete (ou carretilha, isso vai depender do gosto e da pratica do pescador) de forma que não se tenha uma vara para pesca pesada com um molinete para pescaria leve, por exemplo. É interessante que se tenha conjuntos para pescaria leve, média e pesada, haja vista a diversidade de peixes que variam em tamanho e espécies.

A linha normalmente se usa bitola mínima de 0,50mm de linha convencional para pescarias em alto mar. Apesar disso, uma coisa é certo, é de grande importância que o carretel do molinete (ou da carretilha) tenha uma boa quantidade de linha, principalmente para quem vai em busca de boas brigas com os “gigantes”. Por isso, aconselhamos o uso de linhas de excelente qualidade, dê preferência às importadas, que com bitola menor tem resistência similar (ou superior) as nacionais de bitola maior. Dessa forma, será possível ter maior quantidade de linha no carretel.

As linhas de multifilamento também são aconselháveis, devido principalmente a sua grande resistência, desde que se tenha um líder de fluoro carbono, de aproximadamente 2 metros, em virtude de lugares que possuem estruturas rochosas no fundo que partiriam com facilidade a linha de multifilamento.

A iscaA isca mais usada nas pescarias em alto mar é a sardinha, tanto inteiras como preparadas em filé. Além da sardinha, a lula também é muito produtiva, bem como o camarão, o corrupto e a minhoca da praia.

Com relação às iscas artificiais, o jumping jig, de mais ou menos 70 gramas e das mais variadas formas e cores, é mais eficiente e indicado nessa modalidade de pesca.

O anzol o anzol mais usado na região que atendemos é o 4/0, mais como já foi dito, os peixes variam em espécies e tamanho, por isso tenha também em sua tralha de pesca alguma variedade de anzóis e garatéias.

A chumbada a chumbada usada na pescaria vai depender da técnica que o pescador ira adotar (superfície, meia água ou fundo). Na pescaria de superfície (ou boiada) é usada uma chumbada pequena ou não se usa. Em pescaria de meia água se usa chumbadas de média a pesada. Já em pescaria de fundo o uso é de chumbada mais pesada. Embora se tenha isso como referência, o peso da chumbada vai depender essencialmente da correnteza da água, devendo ser usado mais ou menos peso para afundar a isca.

Encastoador divido a muitas espécies que tem muita dentição, como por exemplo, a bicuda, a caranha, a espada, o cação, etc., se faz necessário o uso do encastoado de aço de 50 a 60 Lbs com aproximadamente 25 cm de comprimento.